

Ilha do Mel
videodança
Videodança para infância que celebra as águas, as orixás e a ancestralidade afro-brasileirao ancestral.
​
No coração da Ilha de Vitória, onde se encontram águas doces, salgadas e lamacentas, nasce Ilha do Mel, videodança em três atos que convida a infância e suas famílias a mergulharem na sabedoria das águas e nas divindades negro-brasileiras Yemanjá, Oxum e Nanã.
​
Narrada por uma Preta Velha, guardiã de memórias e encantamentos, a obra propõe uma travessia lúdica e poética entre dança, contação de histórias e paisagens naturais do Espírito Santo. Cada episódio, com 7 minutos de duração, revela universos de movimentos, sons e saberes que falam da infância negra, da espiritualidade das águas e da riqueza simbólica da cultura afro-brasileira.

Com direção artística e coreografia de Ricardo Reis, Ilha do Mel é uma realização do Coletivo Emaranhado, referência em produções cênicas afrorreferenciadas no Espírito Santo. O lançamento oficial aconteceu no Cine Metrópolis (Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória/ES – CEP 29015-910), no dia 15 de setembro de 2025, às 20h.
​
A sessão foi gratuita e com pipoca grátis e voltada especialmente para crianças de escolas públicas, entre 5 e 12 anos, residentes na Grande Vitória/ES, além de educadores, famílias e público interessado em arte, cultura afro-brasileira e dança. Além da exibição integral (21 minutos), o evento contou com ações educativas, aproximando crianças da experiência estética e cultural proposta pelo projeto.





​FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO ARTÍSTICA E COREOGRAFIA: Ricardo Reis
BAILARINAS: Abayomi Queiroz, Amanda Luzia e Jaciara Bernardino
ATRIZ: Vivian Cunha
NARRADORA: Jaciara Bernardino
FIGURINO: Claudia’s Ateliê
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Flora Fiorio
DIREÇÃO MUSICAL: Dan Abranches
PRODUÇÃO MUSICAL: Selva Records
MAQUIAGEM: Lorena Markely
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Laís Loyola
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Maicom Souza
​
​
Ilha do Mel é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital SECULT - LPG - Produção de Conteúdos Digitais no Estado do Espírito Santo – Cultura Digital, sob autoria do proponente Ricardo Domingos dos Reis.