CORPO AFRO
SOBRE
Pretendemos, com o Corpo Afro, contribuir com o processo de aproximação do público às práticas performativas afro-brasileiras. O projeto é um meio que encontramos para renovar o nosso elo com a cultura negra, uma oportunidade de ampliar os horizontes da dança negro-brasileira no Espírito Santo.
Foi o edital do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (MUCANE), via recurso de cultura da Prefeitura Municipal de Vitória, pela Secretaria Municipal de Cultura do Município de Vitória – SEMC, em 2015, que possibilitou a efetivação de nossa primeira edição.
Até 2018 realizamos cinco edições e recebemos a maior condecoração de cultura popular do Brasil, o único projeto de Vitória contemplado na 5º edição do Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).
O projeto é um trabalho de Artes Cênicas com dispositivo em dança negro-brasileira com proposta de oficinas gratuitas que visam contribuir na formação de corpos com saber da corporeidade negra na dança e nas artes cênicas. Passaram por nossas oficinas, desde a primeira edição, mais de 1.000 (mil) pessoas.
HISTÓRICO
Estreia: 27/05/2017.
Prêmio: 6ª Edição Corpo Afro aprovado no Edital de Chamamento Público nº 005/2020 de Seleção de Proposta de Apresentação e Formação Artístico-Cultural – Lei Aldir Blanc da Prefeitura Municipal de Vitória/PMV. 5º edição do Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), ano 2018. Edital n° 005/2017 de Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” - MUCANE, ano 2017/2018. Edital nº 001/2018 - Seleção e Concessão de Apoio Cultural-financeiro para Custeio de Despesas com Locomoção de Artistas, Técnicos e estudiosos da Cultura. Edital nº 008/2015 de Seleção e Premiação de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” - MUCANE, ano 2015/2016. Edital nº 004/2016 de Coletivos Juvenis da Secult/ES.
FICHA TÉCNICA
Dori Sant’Ana - Instrutor de Musicalização.
Elaine Vieira - Instrutora de Canto Negro.
Gracielle Monteiro - Instrutora de Dança dos Orixás.
Ivna Messina - Instrutora de Estudo sobre Performance.
Izabela Azevedo - Instrutora de Samba no Pé.
Jordan Fernandes - Instrutor de Dança Afro.
Julia Moraes - Instrutora de Jazz Afro Dance.
Léia Rodrigues - Instrutora de Expressão Teatral Motrizes Negras e Jogos Cênicos.
Leo de Paula - Instrutor de Ritmos Afros Brasileiros.
Maicom Souza - Elaboração de Projeto, Performance e Dança Popular Negra.
Paloma Rigamonte - Instrutora de Jazz Dance.
Ricardo Reis - Instrutor de Dança Afro Contemporânea.
Thais de Luca - Instrutora de Danças Urbanas Motrizes Negras.
Assistente de produção: Camila Binow, Diedra Rovena e Julia Moraes.
Fotografo: Marcelo Braga.
Músico: Maicon Gomes.
Apoio: Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Vitória – PMV.
7ª edição - Acontecendo!
Oficinas Gratuitas de Dança Negra no
Emaranhado Espaço Cultural .
Local: Rua Dr. Lauro Faria Santos, 103, Bairro de Lourdes, Vitória (ES).
Quando: Até Outubro 2023.
-
Modalidades: Dança Afro Contemporânea, Jazz Afro e Dança dos Òrìsà.
Dias: Segundas e Quintas
Horários:
18h: Jazz Afro.
19h: Dança dos Òrìsà.
20h: Dança Afro Contemporânea.
-
Um projeto realizado em parceria com a Companhia de Gás do Espírito Santo – ES Gás, realização do Coletivo Emaranhado, Lei de Incentivo à Cultura Capixaba - LICC e Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo.